Search
Jaguaruna conquista título de capital nacional da maior onda do Brasil
Foi aprovada na Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados, na tarde desta quarta-feira, dia 24, o projeto que concede à Laje da Jagua, em Jaguaruna, o título de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil. O Projeto de Lei nº 1960/2022 teve relatoria do deputado federal Daniel Freitas e autoria da ex-deputada federal Angela Amin e pleiteado pela ATOW-INJ, Associação de TOW-IN de Jaguaruna.
A onda da Laje da Jagua foi objeto de um detalhado estudo científico, custeada pelo município e realizada por um oceanógrafo especializado, que comprovou o que os surfistas de ondas grandes já apontavam: trata-se da maior onda do Brasil. Para se ter uma ideia, as ondas da Laje da Jagua chegam a bater 15 metros de altura.
Localizada a cerca de 5 quilômetros da costa da praia de Jaguaruna, foi descoberta em 2003 e a primeira a receber eventos competitivos de tow-in (modalidade de surfe de ondas grandes com o auxílio de jet-ski). No Brasil é, na opinião de muitos atletas profissionais, o melhor lugar para a prática do surfe de ondas grandes no país, chegando a ser comparada à Praia de Nazaré, em Portugal.
“Após mais de 20 anos de trabalho, finalmente a Laje da Jagua está tendo o reconhecimento que sempre mereceu”, comemora Thiago ‘Jacaré’, Presidente da Associação de Tow-in de Jaguaruna (ATOW-INJ) e membro da equipe ‘Jagua Boys’.
O município de Jaguaruna, em conjunto com a ATOW-INJ, vem trabalhando na aquisição de equipamentos que possam suprir a necessidade de eventos de maior porte e recepção de atletas na Laje da Jagua. Também está sendo firmado uma parceria entre o município, a associação e o Governo do Estado para fomentar questões de financiamentos e suporte para eventos, assim como a tramitação do convênio entre cidades irmãs entre Jaguaruna e Nazaré.
📸Foto: Luis Reis
Surfista: Rodrigo “Pedra” Dornelles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *