Exames de Tuberculose e Brucelose estão sendo realizados pela Secretaria de Agricultura

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, iniciou os exames de Tuberculose e Brucelose gratuitamente nas propriedades do interior.  Cerca de 2 mil-cabeças de gado passaram pelo exame. Desde o mês passado a equipe responsável está visitando as propriedades e realizando o procedimento. O Secretário de Agricultura, Luciano Oliveira dos Santos está acompanhado de perto e visitando as propriedades.
Realizar os exames de Tuberculose e Brucelose é de extrema importância devido ao fato das mesmas serem zoonoses e que estas enfermidades acarretam prejuízos para o produtor, segundo o secretário, durante os próximos dias todos os produtores irão receber a equipe.
“Na fêmea causa aborto e infertilidade e no macho causa o que chamamos de orquite, que é uma inflamação no órgão reprodutor do animal. Estes problemas acabam sendo uma perda para o produtor. Já a tuberculose é uma doença que no gado de leite é uma vilã devido ao fato de esses animais estarem sempre próximos, ocasionando a rápida transmissão da bactéria. Uma enfermidade que debilita muito o animal, levando-o ao decréscimo da sua produção e a morte posteriormente”, explica Luciano.

Related posts

Leave a Comment