Tabagismo em Foco: Jaguaruna Promove Conscientização nas Escolas

Com intuito de promover a campanha na semana, devido ao dia 29 de agosto ser o “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, a Vigilância em Saúde do Município de Jaguaruna realizou palestras nas Escolas do Município, principalmente para alunos do turmas finais do ensino fundamental e turmas do ensino médio. O tabagismo é uma doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro convencional, Cigarros eletrônicos, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé. Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar.
Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia. Por sentir prazer, o fumante busca o cigarro em situações de estresse, para “relaxar”. Foi dado ênfase ao uso de cigarro eletrônico e Narguilé, explicado todos seus riscos e malefícios, já que esses dispositivos está sendo usado por muitos jovens/adolescentes e trazendo diversos danos à saúde.
É informado também que para quem precisa de ajuda para parar de fumar que todos os ESFs da cidade disponibiliza tratamentos gratuitos e o Centro Especializado possui Grupo de Auxilio e informações para tabagistas e ou quem convive com fumantes. Este trabalho está sendo realizado no Município desde o mês de Maio, e será dado continuidade até abranger todas as turmas mais propensas ao uso desses dispositivos.

Related posts

Leave a Comment